Essa é sem dúvida umas das perguntas que mais respondo. E a resposta é sempre a mesma: DEPENDE!

A atividade, tamanho e maturidade da empresa em relação a proteção de dados, se existe ou não processos/procedimentos internos, quantos funcionários, clientes, prestadores de serviços, quais os sistemas utilizados são alguns dos aspectos que precisam ser levados em consideração.

Quando um processo é iniciado, o tempo e a prioridade que a empresa vai disponibilizar (sócios e equipe designada) tem ligação direta a duração da implementação.

Para que a implementação aconteça é preciso fazer PREPARAÇÃO, com determinadas etapas. Feita a preparação, inicia-se a ORGANIZAÇÃO, onde novos processos são feitos até poder ser concluído primeiro o MAPEAMENTO (inventário) dos DADOS, para que só depois comece a execução do PLANO DE AÇÃO.

Para determinar quanto tempo alguns profissionais utilizam em dias, outro em horas. E que dependendo de todos os itens acima, podem levar 180 dias nos casos maiores todo o processo. Ou ainda, sendo uma empresa menor, até o plano de ação pode ser estimado a necessidade de 100 horas.
Ou seja, não existe fórmula pronta. Casa caso precisa ser avaliado de maneira única e singular.

#lethiciaferreiraadv #LGPD #lei #dados #protecaodedados #direito #prazo #empresa #conformidade #implementação #mapeamento #DPMS #privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *