Tem sido frequente notícias sobre vazamento de dados. Dessa vez, cerca de 16 MILHÕES DE DADOS PESSOAIS foram expostos devido vazamento de senhas nos sistemas do Ministério da Saúde.

Mas você já parou para pensar qual o problema desses vazamentos?

No caso do Ministério da Saúde foram expostos dados como CPF, endereço, telefone, doenças pré-existentes (dados sensíveis). Essas informações podem ser utilizadas para fins comerciais ou até mesmo para meios discriminatórios.

Exemplo 1: uma pessoa tem nos seus dados vazados a informação de ter câncer ou ser soropositivo. O plano de saúde pode utilizar esse dado para aumentar o plano, ou oferecer produto com informações baseadas no histórico de saúde.

Exemplo 2: como CPF e números de telefone foram expostos, empresas de telefonia, empréstimos consignados, ou criminosos que podem clonar o WhatsApp conseguem entrar em contato com pacientes.

Enquanto não houver uma conscientização de setor público e privado, assim como de toda a população, sobre a importância da proteção de dados e cumprimento da LGPD, vamos ter cada vez mais notícias como essa.

Fique atento!

#lethiciaferreiraadv #LGPD #protecaodedados #vazamentodedados #violação #dados #dadossensiveis #ministeriodasaude #dadospessoais #leigeraldeprotecaodedados #lei #direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *