Na medida que vamos estudando e analisando como as empresas estão lidando com a LGPD, que começa a valer daqui há poucos meses, alguns absurdos surgem.

O mais grave deles é acreditar que realizando termos de confidencialidade, ou outros documentos similares se resolve a implantação da LGPD para os funcionários. Ou ainda, quanto aos documentos físicos, basta scanear tudo e junto com os documentos eletrônicos, enviar para “as nuvens”.

ISSO NÃO É A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS! NEM TRATAR DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO!

Por isso quando digo e repito nas palestras e conteúdos que faço, que o assunto é profundo e complexo, acreditem! Não saiam por aí comprando promessas de facilidades, pois elas não vão proteger seu negócio.

Uma implementação para a Lei, deve iniciar numa análise profunda de quais dados são utilizados na tua empresa, criando um comitê multidisciplinar, incluindo sócio ou diretor. Pois trata de uma mudança radical na cultura das empresas.

Depois de um processo, as vezes longo, de tratar do fluxo de dados, é que serão verificadas as bases legais, formas de tratamento, e mais um universo depois.

Repito: NÃO É SIMPLES! NÃO É RÁPIDO! MAS É NECESSÁRIO!

#lethiciaferreiraadvocacia #direitodigital #proteçãodedados #dados #implementação #tecnologia #LGPD #leigeraldeproteçãodedados #empresa #empregador #empresário #direito #advocacia #LGPD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *