É ainda muito grande a quantidade de empresas que acreditam que não vão precisar atender a proteção de dados. Na grande maioria são pequenas e médias empresas, que tem o pensamento que a fiscalização da Lei só vai acontecer nas grandes empresas, então ele fica despreocupado com isso.

Mas a Lei é para todos? A LGPD traz as exceções onde não se aplica.
a) PARA FINS PARTICULARES E NÃO ECONÔMICOS: Exemplo: uma lista de convidados numa festa tem dados certo? Se é só para controle de uma entrada se enquadra neste item. Mas se depois essa lista for usada para fazer propaganda de outras festas, ela sai da exceção. Por isso CADA CASO PRECISA SER ANALISADO.
b) REALIZADO POR FINS JORNALÍSTICO E ARTÍSTICO
c) FINS ACADÊMICOS
d) REALIZADOS PARA FINS EXCLUSIVOS DE SEGURANÇA PÚBLICA, DEFESA NACIONAL, SEGURANÇA DO ESTADO OU ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO E REPRESSÃO DE INFRAÇÕES PENAIS

e) Há ainda a hipótese de quanto se tratar de DADOS PROVENIENTES DE FORA DO TERRITÓRIO NACIONAL que não sejam objeto de comunicação, USO COMPARTILHADO DE DADOS COM AGENTES DE TRATAMENTO BRASILEIRO ou OBJETO DE TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL COM PAÍS QUE PROPORCIONE GRAU DE PROTEÇÃO ADEQUADO.

Seu negócio não está em nenhuma dessas situações? ENTÃO O CUMPRIMENTO DA LGPD É INEVITÁVEL.

#lethiciaferreiraadvocacia #direito #lgpd #direitodigital #dados #proteçãodedados #lei #leigeraldeproteçãodedados #lei13709 #empresa #empresário #privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *