Que as relações de trabalham tem se modernizado todo mundo percebe. E com essas mudanças e flexibilidade é cada vez mais comum a confusão entre autônomo, que presta serviços para a empresa e o funcionário devidamente registrado.


Aliás muitas vezes há uma máscara para deixar aquela determinada função como autônomo para que haja redução de custos na folha de pagamento e redução de impostos a serem pagos. Isso é certo? Não. Além de ser ilegal, o risco de uma ação trabalhista para que todo os direitos ao vínculo sejam caracterizados é ENORME.

E como diferenciar as duas coisas? Quando houver mando, controle, ordem na execução das atividades, dizemos que há SUBORDINAÇÃO. Então trata-se de FUNCIONÁRIO. Quando a atividade for realizada por liberalidade, ou seja, pelo comando da pessoa, sem subordinação, é um AUTÔNOMO.

Então é só isso? NÃO… Existem inúmeras diferenças para diferenciar os dois. Por isso fiz um artigo completo com as diferenças e explicando lá no meu site.

#direitodotrabalho #autônomo #funcionário #empregado #empresário #clt #trabalhista #justiçadotrabalho #subordinação #vínculodeemprego #direito #advocacia #empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *