Uma coisa é certa! Impossível estar no mercado hoje sem o uso de qualquer tecnologia. E, inevitavelmente, o WhatsApp é o mais comum e acessível de todos. Mensagens fora do horário de trabalho, clientes tirando dúvidas no final de semana, coordenador enviando um recado, grupos de equipes trocando ideia sobre tarefas, vendas etc.

Mas o que a empresa deve fazer para evitar futuros problemas e até mesmo ação trabalhista nessas situações?

Costumo sempre dizer que toda prevenção é bem-vinda. E definir as regras no início do contrato de trabalho ajuda muito, não só a manter essa relação de forma correta, quando evitar prejuízos no futuro.
Cada vez mais percebo empresas realizando melhoria nos seus documentos internos. Contrato de trabalho, Manual Corporativo, Guia de Boas Práticas, Termos aditivos de responsabilidade.

Caso nada disso seja feito, pode o empregado entrar na Justiça do Trabalho pleiteando as horas extras, desde que comprove o atendimento hora do horário de trabalho de forma habitual.

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