Pode parecer algo inovador, mas esse ramo do direito surge para suprir relações da tecnologia e crescimento da internet que já existem há muito tempo.

São necessários padrões e regras para redes sociais, e-commerces, startups, criptomoedas, sites, proteção de dados, etc.

Então esse ramo jurídico visa tutelar as relações humanas em ambientes digitais. Isto é, com o uso da tecnologia as informações, os negócios tem sido cada vez mais frequentes no mundo virtual, onde muitas vezes são usadas adaptações antigas para essa nova realidade.

A regulamentação das relações jurídicas em ambiente digital ainda é lenta, em comparação a outros países que vem buscando outras formas de legislar sobre o assunto. O Brasil ainda utiliza muitas normas anteriores para garantir validade nas relações tecnológicas, mas é necessário avançar para termos mais segurança jurídica.

Num futuro breve as relações estarão cada vez mais estreitas e virtuais, e é dever dos operadores do Direito compreender esse novo ambiente e interpretar com as particularidades trazidas pela tecnologia, sob pena de nos tornarmos defasados e desatualizados nesse novo mundo.

#direito #lei #advogado #advocacia #advogada #tecnologia #lawtech #law #legaltech #direitodigital #inovação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *