Vejo muitos falando de assédio no trabalho, sobre como caracterizar e como detectar. Até porque o assédio pode ser entre funcionários, ou pode ser feito por um gestor e a empresa não tomar conhecimento desse tipo de comportamento.

Nesses casos o que pode a empresa fazer para evitar e coibir o assédio?

Vou trazer 3 dicas que entendo fundamentais:

1ª – Crie um canal de denúncia: dois dos maiores problemas do assédio estão ligados ao silêncio do assediado ou a sensação de impunidade. Por isso é fundamental que a empresa tenha uma ouvidoria, um canal de denúncia, onde de forma anônima, o funcionário assediado possa manter contato.
2ª – Educar e sensibilizar: como cobrar a postura de um funcionário se muitas vezes ele desconhece a postura correta? É importante o papel educativo do empregador, que pode ser realizado com campanhas internas, palestras e atividades voltadas para sensibilização de práticas abusivas.
3ª – Dar o exemplo: o empregado precisa ser espelho da cultura da empresa, e isso só é possível quando o dono dá o exemplo, assim como seus gestores. Como exigir que um funcionário respeite o seu colega, que não faça bullying, ou cometa alguma agressão, se muitas vezes o empresário age com piadas, gritos e outras formas rudes?

Na sua empresa, quais práticas são adotadas para combater o assédio?

#direitodotrabalho #direito #lei #advocacia #advogado #advogada #empresa #empresário #empregador #empregado #assédio #assédiomoral #assédiosexual #canaldedenuncia #ouvidoria #bullying #sensibilização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *