Doença ocupacional é o termo dado para doenças que causam alteração na saúde do trabalhador, e provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Para que haja uma doença ocupacional deve haver um RISCO, que trata da possibilidade do empregado em sofrer algum dano gerado pela atividade desenvolvida.

Muitas são as causas e inúmeras são as doenças que podem ser desenvolvidas, mas com o passar dos tempos surgem novas situações que são de desconhecimento das EMPRESAS. Estresse, Ansiedade, Depressão e até mesmo “burnout” – síndrome do esgotamento ocupacional, fazem parte dos novos quadros de afastamento nas empresas.

As empresas PODEM e DEVEM ter uma atitude mais preventiva nessas questões. Orientação, com palestras e informações sobre o tema. Preparação dos profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal e ajuda de Psicólogos e Terapeutas para diagnosticar eventuais riscos e sinais dentro do ambiente de trabalho são fundamentais para essas novas realidades.

#advocaciatrabalhista #advocacia #advogado #advogada #direito #database #reajustesalarial #convençãocoletiva #cct #acordocoletivo #act #empresa #rh #departamentopessoal #dp #clt #direito #lei #reformatrabalhista #direitodotrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *