Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, com desemprego ainda em grandes números, é importante que as empresas saibam contratar, analisando além do currículo e da experiência do candidato.
Nesses anos todos prestando consultoria e vendo muitas vezes as empresas “se encantarem” com alguns funcionários e depois se arrependerem, deixo 4 dicas importantes para contratar certo e bem.

1ª) Verifique fatores emocionais e psicológicos do pretenso funcionário: O perfil do candidato deve ser traçado por aspectos técnicos (relacionado à formação, experiência e conhecimentos práticos), profissional (sonhador, executor, líder, comunicativo, etc), e pessoal (valores e cultura).

2ª) Faça uma análise nas redes sociais: Um currículo bem feito não diz tudo sobre a pessoa. Hoje em dia é importante conhecer quem é a pessoa no dia a dia, e muitas vezes as redes sociais ajudam muito. Podem mostrar temperamento, conduta ou comportamento. Então veja de fato que é a pessoa que vai entrar na empresa.

3ª) Na entrevista analise muito mais do que a capacidade e experiência para o cargo: Lembre que uma pessoa quando contratada passa a fazer parte de uma equipe, e cada um tem um perfil. Buscar entender se o perfil do candidato se enquadra na cultura da empresa é muito mais importante do que verificar as aptidões para a vaga.

4ª) Demonstre claramente qual o perfil da empresa e o que ela busca: Mostre um pouco da empresa, até mesmo para ver se o candidato possui afinidade com o futuro ambiente de trabalho. Durante a entrevista crie engajamento, passe confiança, dê um feedback honesto.
E lembre-se; a contratação de funcionários é complexa e exige dedicação, tempo, cuidado, e deve ser feita por profissional adequado para a seleção. O resultado é uma empresa formada por talentos, com alta capacidade de inovar, que consegue se manter competitiva mesmo nos cenários menos otimistas.

#direitodotrabalho #consultoria #empreendedorismo #contratação #empregado #empregador #seleção #entrevista #mercadodetrabalho #direitoempresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *