Dia 28 de janeiro foi escolhido para comemorar o Dia Internacional da Proteção de Dados, pois nesse dia em 1981, foi estabelecido a Convenção 108 pela Europa para “proteção das pessoas relativamente ao tratamento automatizado de dados de caráter pessoal”.

A data busca conscientizar sobre a importância do tema e estimular as empresas para serem mais responsáveis. No Brasil mesmo a Lei sendo publicada em 2018, apenas poucos meses atrás começou a valer. O cenário atual é um misto de empresas que já despertaram a consciência para adequação e início do processo, seja internamente, ou contratando consultores e especialistas.

Por outro lado, a grande maioria nada começou. Seja pelo momento grave vivido por conta da pandemia de COVID-19 que impacta principalmente a economia das empresas, ou pelo fator cultural de que o “brasileiro deixa tudo para última hora”.

Nesse último caso, as empresas só irão começar quando receberem uma notificação ou uma ação judicial questionando o uso dos dados pessoais.

#LGPD #proteçãodedados #leigeraldaproteçãodedados #lei #direito #direitodigital #dadospessoais #semanalgpd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *