Se existe um setor, PRINCIPALMENTE nas CONTABILIDADES, que terão muito trabalho, principalmente para adaptação da LGPD, é o RH. Motivo? A atividade é realizada com base em DADOS PESSOAIS.

Pense em números de RH, CPF, CNH, Carteira de Trabalho, PIS, dados de conta bancária, endereço, telefone, e-mail, salário, que precisarão ser mapeados e tratados de acordo com a lei. Além disso, nos casos dos funcionários que possuem filhos menores, que receba salário família ou outro benefício, também precisará ter a devida cautela, pois a lei trata dados de criança e adolescente de maneira especial.

Se não bastasse todas essas informações, ainda é preciso lembrar uma grande quantidade DADOS SENSÍVEIS que também são tratados pelo RH. Todos os dados médicos dos funcionários, e para quem utiliza o sistema de BIOMETRIA para identificação ou controle de jornada, deverá, daqui por diante, estabelecer processo respeitando possíveis impactos à privacidade e proteção desses dados.

Como resolver? Invista em tempo e uma equipe multidisciplinar para o processo de adequação da sua empresa.

#lethiciaferreiraadv #direitodotrabalho #lei #RH #recursoshumanos #LGPD #dados #empregado #empresa #dadospessoais #dadossensiveis #direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *