A proteção de dados não pode ser esquecida. É nossa realidade, mesmo que a maioria das empresas nem estejam pensando nisso agora. E quando me perguntam qual a verdadeira necessidade de cuidar desse assunto, destaco 4 ações:

PROTEÇÃO DE DADOS DOS CLIENTES QUE ARMAZENAMOS OU COMPARTILHAMOS COM TERCEIROS
Pense que desde um cadastro até a elaboração de um contrato, ou até mesmo o encerramento de um trabalho, significa uma quantidade grande dados. Todos que sejam considerados DADOS PESSOAIS precisam do tratamento devido.

CONTROLE DE ACESSO AOS DADOS DOS CLIENTES
Aquilo que a empresa faz com os dados precisa de atenção constante. As etapas e o ciclo de vida dos dados precisam ser mapeados, controlados e auditados.

CONSCIENTIZAÇÃO DOS CLIENTES E COLABORADORES
Para que dê certo é preciso mudar a cultura da empresa, começando por quem tem o poder de mando, seguido dos demais. É um conjunto de forças para que a implementação dê certo e que o dia a dia surta os efeitos necessários.

CONTINGÊNCIA IMPLEMENTADAS E TESTADAS
Não adianta apenas comprar um software ou pagar uma consultoria para dizer que faz a proteção de dados. É fundamental um envolvimento constante e acompanhamento seja daquilo que depende de tecnologia, como o que está registrado fisicamente.

Ficou claro a importância?

#proteçãodedados #segurançadainformação #si #lgpd #dados #dadospessoais #direitodigital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *